Banner e-TIC 2018

Hackathon

Turismo Inteligente: Mobilidade Sustentável

O que é?


A palavra Hackathon vem da mistura de duas outras palavras: “hack”, que significa programar com excelência, e “marathon”, de maratona. É uma maratona de programação totalmente voltada para o desenvolvimento de soluções para um problema ou oportunizar a geração de novas ideias. Hackathons podem ajudar os participantes a inovarem, aprimorarem suas habilidades em TICs e trabalharem em equipe.

A primeira Hackathon de que se tem notícias aconteceu em 1999, e desde então se tornou uma prática popular, especialmente nos Estados Unidos. Logo esse conceito se espalhou por diversos outros países, proporcionando até maratonas de programação simultâneas entre equipes internacionais.

Como funciona?


Será uma maratona realizada nos dias 30 e 31 de agosto na qual programadores, desenvolvedores e inventores em geral terão como objetivo proporem soluções tecnológicas (aplicativos web / mobile e software, dentre outros) que fomentem a mobilidade de forma sustentável para o turismo inteligente em Santa Catarina. A inscrição do evento ocorrerá através do site www.etic.ifc-camboriu.edu.br, com o preenchimento do formulário e mediante aceite online do Regulamento. As equipes poderão ser previamente formadas pelos próprios participantes, porém a inscrição será individual. Nos dias do evento, a comissão organizadora será responsável por auxiliar na organização das equipes ou liderar o processo de formação de equipes incompletas, além de incluir, se necessário, participantes sem equipe. Haverá uma banca para julgamento e premiação para os três melhores projetos.

E já aconteceu algum Hackathon no IFC antes?


Sim, no ano passado. O tema proposto foi "Turismo Inteligente", aplicado à região da Costa Verde e Mar.

100 inscritos separados em 14 equipes

As premiações consistiram em:

Premiações e-TIC 2018
  • 1º Lugar: Visita ao Instituto Tecnológico Gênesis e Rio Criativo - Rio de Janeiro - RJ, incluindo passagem aérea ida e volta e hospedagem;
  • 2º Lugar: Inscrição no "Workshop de Inovação SEBRAE/SC" e bolsas de participação no Seminário Empretec;
  • 3º Lugar: Inscrição no "Workshop de Inovação SEBRAE/SC" e passaportes de entrada no Parque Beto Carrero World.